sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clima junino toma conta da Facom

Hoje, quem chegou à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), percebeu algo diferente: o prédio estava decorado num clima junino, com direito a bandeirolas e correntes de papel crepom. Tudo isso foi feito para abrilhantar a segunda edição do AgenciAÇÃO, evento promovido pela Agência Experimental, instância universitária. E, para surpresa dos organizadores, muitos faconianos, sem combinação prévia, foram para a faculdade de camisetas e blusas com estampa quadriculada. A intervenção cultural, que este ano teve a festa de São João como tema, trouxe para a comunidade universitária atrações de diferentes comunidades de Salvador.

A primeira a se apresentar na área externa da Facom foi a banda Forrossá, oriunda do bairro São Caetano. Criada em 2010, a Forrossá abriu o arraiá num clima bem intimista e durante o show tocou sucessos de Luiz Gozanga, Flávio José e Adelmário Coelho. O vocalista Pretto Trindade, 22 anos, formado em música pela UFBA, elogiou a ação: "É muito interessante ter este contato cara a cara com pessoal". O cordelista Luar do Conselheiro, 27 anos, do bairro Boca do Rio e uma das atrações do AgenciAÇÃO, também aprovou a iniciativa dos membros da Agência Experimental. " Eu acho que juntar o acadêmico e o popular é o que existe de mais atual", opinou. Luar deixou sua marca no evento ao declamar o cordel "A história fará a sua homenagem à figura de Antonio Conselheiro", do repentista pernambucano Ivanildo Vila Nova. Além disso, ele criou o cordel ABC do AgenciAÇÃO, que foi distribuído para as pessoas que prestigiaram o evento. 

O forrozeiro Jó Miranda, 31 anos, veio do Cabula para mostrar aos universitários o forró de raiz. A sua participação no evento foi bem peculiar, uma vez que tocou muito forró instrumental. Para ele, a intervenção foi importante pela visibilidade que deu às atrações. "O AgenciAÇÃO é totalmente válido, possível e bom para a cultura em geral. Tanto pra quem toca quanto pra quem prestigia, já que grande parte da mídia não dá espaço pra gente", desabafou. Última atração do evento, a banda Flor do Cangaço, liderada pela vocalista Juciara Carvalho, 47 anos, tocou clássicos do forró e apresentou a música de trabalho Com os olhos cheios d'água, composta por Alexandre Leão,Targino Gondim e Manuca Almeida. Oriunda do bairro Caminho de Areia, a Flor do Cangaço já participou de outras experiências semelhantes ao AgenciAÇÃO, como afirma Juciara: "A gente já fez parcerias com o SESI (Serviço Social da Indústria) e participamos do projeto Amigos do Madragoa, que apresenta uma mistura musical de chorinho e forró. Fazer parte do AgenciAÇÃO foi maravilhoso e gratificante".

Toda a Facom parece ter entrado no clima de São João e, para trazer ainda mais esse universo para a faculdade, os organizadores apostaram em brincadeiras tradicionais, como o Correio do amor. Comidas e bebidas típicas também não faltaram na intervenção cultural. O evento atraiu estudantes de outros institutos da UFBA, como André Amorim, de 23 anos, que cursa oceanografia. "Eu gostei de tudo que vi a acho a proposta muito válida", avaliou. Mas, vieram elogios de gente da própria Facom, como os de Eduardo Coutinho, 19 anos, estudante de jornalismo. "A proposta do evento é legal, foi bem organizado e é o que faltava na Facom. Acho que deveria acontecer mais de uma vez no semestre", sugeriu.

A Agência Experimental em Comunicação e Cultura conseguiu, mais uma vez, unir a cultura comunitária de Salvador com o ambiente universitário. Fez isso de uma forma muito competente e transformou o AgenciAÇÃO num evento obrigatório dentro da Facom. Agora, é só esperar os próximos passos. O caminho da roça já foi aberto.

Por Raulino Junior

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Agenciação: confira as atrações

Saiba um pouco das bandas que vão tocar amanhã (16), na segunda edição do Agenciação:






 Criada em 2002, a Flor do Cangaço chegou para resgatar o autêntico forró, com repertório composto por músicas próprias e de mestres consagrados como, Luis Gonzaga, Dominguinhos, Flávio José, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros. Formada por músicos de alto nível, a FLOR DO CANGAÇO tem na sua linha de frente Juciara Carvalho, que nas apresentações vem caracterizada de Maria Bonita enquanto os seus músicos se vestem de cangaceiros, homenageando os verdadeiros heróis do sertão “Lampião e Maria Bonita”.A banda gravou seu primeiro CD ao vivo, intitulado, Falta Deu. Atualmente a banda está em estúdio gravando seu segundo CD que será lançado após o São João.


O nome "Forrossá" vem da junção do ritmo nordestino com a sigla da cidade de Salvador traduzindo: forró criado na cidade de Salvador. A banda traz em seu repertório rico e eclético suas vertentes musicais tradicionais e contemporâneas, apresentando seus principais representantes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos,Trio nordestino, Santana, Trio virgulino, Jackson do  Pandeiro, Adelmário Coelho, Falamansa, Mastruz com leite e Estakazero. Além disso traz sua própria música de trabalho chamada "A Forroçada", com uma pitada e mistura do forró pé de serra e universitário. A banda é formada por 13 pessoas, entre músicos e produção técnica. O grupo já se apresentou em alguns eventos e casas de espetáculos, a exemplo da Calourada da UNEB 2010, Ufba,The house (Liberdade). Atualmente, faz sua temporada de ensaios de forró no Espaço Cultural Raul Seixas (Sindicatos dos Bancários).

Jó Miranda

   Filho da Bahia com toda essência nordestina correndo nas veias, Jó Miranda descobriu as habilidades para usar o teclado com a mão direita, os botões dos baixos com a esquerda e o balanço para mexer o fole ainda na adolescência, o que o levou a acompanhar bandas e forrozeiros como Carlos Pitta, Zelito Miranda, Chico Pessoas, entre outros.  O lançamento do seu primeiro disco em 2008, intitulado Lembro, credenciou-o como atração principal dos festejos juninos de diversas cidades do interior da Bahia. Ainda em 2008, participou de um dos maiores Festival de forró do Brasil, o Festival Nacional Forró de Itaúnas (FENFIT/ES). Sua música foi classificada entre as finalistas. Jó Miranda estará no mercado com o seu primeiro DVD gravado em Salvado, tendo a participação de Léo Macedo (Estakazero).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Segunda edição do Agenciação em clima de São João!



Cheiro de milho no ar, forrozinho pé-de-serra, brincadeiras e correio pra lá de amoroso... Se você acha que é preciso chegar até o dia 24 de junho para curtir tudo isso, está enganado. A Agência Experimental vai antecipar a festa junina na Faculdade de Comunicação nesta quinta (16), na segunda edição do Agenciação. Contando com as bandas, Forrossá, Flor do Cangaço e o trio Jó Miranda, atrações musicais vindas da comunidade, o Agenciação também não deixará de trazer o cordelista Luar do Conselheiro, repleto de conhecimentos da cultura nordestina que mexerá com nosso tutano. A festa será gratuita e terá disponível comidas típicas, brincadeiras com direito a brinde, distribuição de cordéis e feijão tropeiro. Você não vai perder essa oportunidade, vai?

O quê: II Edição do Agenciação - Tema Especial de São João
Quando: 16 de junho das 11 às 15h
Onde: Faculdade de Comunicação da UFBA - Campus Ondina (Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina)
Preço: Gratuito
Atrações: Forrossá, Jó Miranda, Flor do Cangaço, Luar do Conselheiro e aulas de forró com Alessandro Felizola
Realização: Agência Experimental em Comunicação e Cultura
Apoio: Centro Acadêmico Vladimir Herzog e Rádio Facom


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Primeira Edição do JaÉ!

Hoje foi lançado a primeira edição do jornal JaÉ! (Jornal da Agência Experimental) na plataforma digital. Confiram o jornal impresso, em pontos indicados posteriormente no blog. Sucesso ao jornal!